Efeitos
Sobre os efeitos na saúde pública, da exposição aos campos elctromagnéricos das linhas/postes de alta tensão, não existem certezas. Realizaram-se vários estudos, mas não se chegaram a nenhumas conclusões.
Nos estudos realizados verificaram-se casoso de pessoas estando expostas ás radiações emitidas pelas linhas de alta tensão, sofreram danos psicológicos ( diminuição da memória, ansiedade, cansaço, baixo nivel de rendimento...), e também foram vitimas de doenças cancerigenas e de leucemia (especialmente nas crianças).
A REN foi contactada já por mais do que uma vez e no entanto obteve-se sempre a mesma resposta: as pessoas devem permanecer a mais de 4 metros de distância das linhas de alta tensão, no entanto é importante salientar que existem pessoas a viver "ao lado" destas linhas. Estas pessoas vivem sobre constante preocupação e revelam alguns sintomas como cansaço e dores de cabeça constantes.
A UE impôs um limite de exposição aos campos electromagnéticos, no entanto, em Portugal estes limites , na maioria, não são respeitados.